Saúde

Valério assume Secretaria de Saúde Sinop e diz que desafio é aumentar atendimentos

Há cerca de cinco anos na Secretaria de Saúde em Sinop, o novo secretário Valério Gobatto será empossado hoje à noite. Gobatto, que era coordenador do Departamento de Endemias, estava interinamente na secretaria há três meses, desde que o secretário Helder Umburanas foi remanejado para a Secretaria de Governo (responsável pela articulação política).

Em entrevista ao Só Notícias, o novo secretário destacou que um dos maiores desafios será em adequar a secretaria à atual realidade sócio-economica da região. “Vamos ter que nos adequar a essa crise que afeta toda a região e prestar mais serviços à comunidade”, disse. Segundo ele, a demanda de atendimentos na rede municipal aumentou muito e, conseqüentemente, aumentaram as despesas.

Outro grande objetivo do novo secretário é em fortalecer os atendimentos nos Programas da Saúde da Família (PSF’s), que vinham tendo destaque pelo secretário Helder Umburanas. “Nesses últimos cinco anos em que estivemos na secretaria, junto do secretário Helder Umburanas, aumentamos para 16 equipes de PSF, antes eram 10”, acrescentou.

A previsão de Gobatto é de que dois novos PSF’s sejam implantados em breve, um deles no bairro Jardim das Oliveiras, considerado uma das prioridades. A secretaria já está realizando um estudo para definir a implantação e encaminhar o cadastro ao Ministério da Saúde. “Vamos buscar cada vez mais nos aproximar da comunidade”, complementou.

A Secretaria de Saúde é considerada uma das pastas prioritárias na administração municipal. Atualmente, possui cerca de 700 servidores. Helder Umburanas, que estava a frente da pasta desde o primeiro mandato do prefeito Nilson Leitão, em 2001, vai assumir a Secretaria de Governo, em substituição a Aluizio Pereira de Barros, que deixa o cargo. A posse dos dois novos secretários será hoje à noite, na CDL.