Encerra amanhã a segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite (paralisia infantil) no Estado, mas o índice de imunização em alguns municípios é considerado baixo. De acordo com o Escritório Regional, o número de crianças vacinadas no pólo de Sinop, que abrange 18 municípios da região, ainda é baixo.
A meta da regional é em vacinar 33.681 crianças com até cinco anos. O número de comunicação até o momento atinge 87% desta meta, correspondente a 29.308 crianças. O índice mínimo exigido é de 95%. A orientação é que todos os pais, que ainda não levaram seus filhos para tomar a vacina, procurem os postos de saúde de seus municípios até amanhã.
Esta etapa da campanha iniciou no dia 20 de agosto. Alguns municípios como Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, já atingiram a meta. Outros estão próximos a 100% da meta e devem superála- até amanhã. Só no município de Sinop, que possui a maior meta vacinal, 10.370 crianças tinham sido imunizadas até semana passada. Esse número corresponde a 89% da meta.
Segundo a assessoria, a Secretaria de Saúde deve aguardar o encerramento da vacinação para avaliar os índices e quais as medidas que serão tomadas, caso não obtenha o número indicado.
No mês de junho, quando foi realizada a primeira etapa, o pólo de Sinop atingiu cerca de 85% da meta. O número ficou abaixo da média do Estado, que foi de 96% da meta. No ano passado o índice de imunização foi excelente em Sinop, que superou a meta vacinal e imunizou 11.744 crianças nesta faixa etária.