As políticas de prevenção em Saúde, preconizadas pelo Ministério da Saúde e aplicadas pelo Governo do Estado, têm como objetivo a proteção da vida dos usuários do SUS e são desenvolvidas por meio de campanhas organizadas pelas Secretarias estaduais e municipais de Saúde. Os pais devem levar seus filhos recém-nascidos até cinco anos, aos postos. A vacina é dada em forma de gotinha.
O dia “D” da campanha, que tem como slogan “Vence mais uma, Brasil”, acontece no sábado (11), das oito horas da manhã às cinco horas da tarde. A meta é imunizar 286.720 crianças menores de cinco anos, no Estado.
De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Superintendência de Saúde Coletiva (Susac), Beatriz Alves de Castro Soares, foram disponibilizadas 450 mil doses da vacina Sabin aos municípios mato-grossenses. Para a Capital foram destinadas 67 mil doses. Várzea Grande contará com 36 mil doses da vacina, sendo que 25.297 mil crianças deverão ser imunizadas no município.
Em todo o Estado, serão instalados 2.650 postos de vacinação.
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação está marcada para o dia 28 de agosto. Nesse dia, as crianças devem voltar aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina e garantir a imunidade contra a poliomielite, contribuindo para que a doença não retorne ao Brasil. Em cada uma das etapas da campanha, serão investidos R$ 100 mil do Ministério da Saúde (MS). A Secretaria de Estado de Saúde vai entrar com recursos humanos, apoio técnico e combustível.