PUBLICIDADE

Vacinação contra a influenza é antecipada e começa na próxima semana em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima quarta-feira e segue até dia 31 de maio. O Dia de Mobilização Nacional será em 4 de maio. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Alessandra de Moraes, destacou que a meta é vacinar 847,1 mil pessoas em Mato Grosso.

Além de contemplar indivíduos com mais de 60 anos de idade, a campanha ofertará vacinas para todos os cidadãos que integram os grupos prioritários como as crianças com faixa-etária entre 6 meses e com menos de 6 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da Saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacinação é realizada nas Unidades de Saúde Básica dos municípios. Entre os dias 10 e 19 de abril, será realizada a vacinação contra Influenza em crianças e gestantes. No mesmo período, ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

De 22 de abril a 31 de maio, será ofertada a vacinação para os grupos prioritários em todo o país e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação.

O Ministério da Saúde começou a distribuir vacinas no último dia 25, de maneira gradual, visando atingir 36 milhões de doses até o início da campanha.

Em 2018, a campanha em Mato Grosso atingiu 94,32% de cobertura, com a aplicação de 628.526 doses e protegendo 666.364 pessoas do grupo prioritário previsto.

De acordo com dados da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, até a 11ª semana de 2019, foram notificados 35 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com três óbitos, sendo que desses casos, um foi confirmado como Influenza A H1N1pdm9 com cura. Os demais casos estão sendo investigados em laboratório.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE