sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Vacinação contra a influenza é antecipada e começa na próxima semana em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na próxima quarta-feira e segue até dia 31 de maio. O Dia de Mobilização Nacional será em 4 de maio. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Alessandra de Moraes, destacou que a meta é vacinar 847,1 mil pessoas em Mato Grosso.

Além de contemplar indivíduos com mais de 60 anos de idade, a campanha ofertará vacinas para todos os cidadãos que integram os grupos prioritários como as crianças com faixa-etária entre 6 meses e com menos de 6 anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da Saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacinação é realizada nas Unidades de Saúde Básica dos municípios. Entre os dias 10 e 19 de abril, será realizada a vacinação contra Influenza em crianças e gestantes. No mesmo período, ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

De 22 de abril a 31 de maio, será ofertada a vacinação para os grupos prioritários em todo o país e também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação.

O Ministério da Saúde começou a distribuir vacinas no último dia 25, de maneira gradual, visando atingir 36 milhões de doses até o início da campanha.

Em 2018, a campanha em Mato Grosso atingiu 94,32% de cobertura, com a aplicação de 628.526 doses e protegendo 666.364 pessoas do grupo prioritário previsto.

De acordo com dados da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, até a 11ª semana de 2019, foram notificados 35 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com três óbitos, sendo que desses casos, um foi confirmado como Influenza A H1N1pdm9 com cura. Os demais casos estão sendo investigados em laboratório.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo boletim aponta aumento de casos de dengue em Sorriso

A secretaria de Saúde divulgou um novo boletim da...

Meta de vacinação contra influenza em Nova Mutum é 9,8 mil pessoas

A secretaria de Saúde inicia na próxima segunda-feira (1º) etapa...

Guarantã vai otimizar ações na atenção primária e outros setores com mais insumos

A prefeitura realizou, via processo licitatório, a compra de...
PUBLICIDADE