Saúde

Vacinação contra a gripe começa nesta quarta e Sinop deve imunizar 29 mil pessoas

Terá início na próxima quarta, a campanha nacional de vacinação contra a gripe que protege da Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. O município, por meio da Secretaria de Saúde, seguirá o calendário do Ministério da Saúde e a meta é de imunizar 90% dos grupos prioritários, mais de 29 mil pessoas.

O público-alvo para receber as doses gratuitamente no SUS são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional, portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da gripe.

A vacina contra a gripe estará disponível nas unidades básicas de saúde do município que atendem das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30. Conforme o Ministério da Saúde, a contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Acima de nove anos a vacina é em dose única e deve ser anual.

O Ministério da Saúde confirmou também que o Dia D será em 4 de maio, quando ocorre a mobilização nacional.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)