sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Vacinação antirrábica itinerante segue na próxima semana em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Centro de Combate às Endemias, iniciou no dia 05 deste mês a campanha antirrábica. Neste primeiro momento foi disponibilizado um ponto fixo de vacinação e ação itinerante pela zona rural e bairros mais afastados da área central do município. O ponto fixo de atendimento é no Centro de Combate às Endemias, que fica localizado na avenida das Itaúbas, nº 4.765, no Jardim das Palmeiras, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.

A vacinação itinerante pelos bairros mais distantes retoma na próxima semana, e de acordo com o cronograma entre os dias 25 a 28, as equipes irão vacinar os cães e gatos do bairro Daury Riva. Na semana passada foram vacinados um total de 83 animais dos bairros Recanto da Mata, Residencial Caribe, Residencial Kaiabi, Jardim das Rosas, Jardim Califórnia e Jardim Veneza.

No sábado (23) haverá mais um dia de vacinação na Gleba Mercedes. Até o momento naquela região já foram imunizados 141 cães, 41 gatos e realizados 34 testes rápidos para leishmaniose, que é uma doença parasitária transmitida por picadas de insetos, como os flebotomíneos, e pode afetar a pele ou órgãos internos. Todos deram negativo, a SMS destaca que o exame é protocolo de rotina para controle da doença.

Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses, que estejam sadios, fêmeas amamentando, com exceção das prenhes que não podem ser imunizadas. É preciso seguir algumas orientações para transportar os animais até o ponto fixo de vacinação. Os cães devem estar com coleira e guia seguras, e para os cães de grande porte é indicado o uso de focinheira. Já os gatos devem estar em caixas de transporte ou mesmo enrolados em mantas. Esses cuidados são necessários para garantir a segurança dos bichinhos, tutores e vacinadores, quem ama protege e quem protege vacina.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE