PUBLICIDADE

Vacina contra a bronquiolite está disponível para gestantes em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Saúde começou hoje a imunizar gestantes a partir de 28 semanas contra a bronquiolite. As doses estão disponíveis em todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros Integrados de Atendimento (CIAs) da cidade. O imunizante pode ser aplicado até a última semana de gestação. Os atendimentos são no formato de livre demanda.

A imunização contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é a mais nova incorporada ao Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Todo o país iniciou as primeiras aplicações neste mês de dezembro. O coordenador de Imunização de Sinop, João Breganó, explica que o intuito é reduzir o número de casos de bronquiolite e pneumonia em crianças com menos de 2 anos.

“As crianças desde recém-nascidas até os dois anos de idade são as mais vulneráveis à doença e a taxa de mortalidade também é maior. Então, a imunização por meio da mãe, ainda no período gestacional, tem como intuito fazer com que as crianças, ao nascer, já sejam resistentes à forma mais grave da doença”, disse Breganó.

Ele explica que, no momento em que o corpo da mãe recebe o imunizante e os anticorpos são produzidos, esses elementos atravessam a placenta e se incorporam ao sistema imunológico do bebê em desenvolvimento. “Nesse período, entre 24 e 36 semanas de gestação, o sistema imunológico do bebê está em fase de desenvolvimento, e quando os anticorpos atravessam a placenta, eles se incorporam ao sistema imunológico da criança, que já nasce imunizada”, comentou.

O secretário de saúde, Érico Stevan, informa que a vacina, quando em fase de pesquisa, mostrou alta capacidade de eficácia. “As pesquisas mostram que, em 82% dos casos, o imunizante foi capaz de evitar as formas graves da doença causada pelo VSR. Esse dado se mantém até o terceiro mês de idade. Para crianças de até seis meses de vida, a eficácia foi de 69%. A mesma vacina foi aprovada para idosos e a sua eficácia foi acima de 85%. Então é uma vacina bastante eficaz e confiável”, disse.

O Ministério da Saúde adquiriu, ainda no mês de novembro, as primeiras doses da vacina e pretende imunizar cerca de 2 milhões de bebês nascidos vivos. Atualmente, o país já possui incorporado ao sistema o imunizante palivizumabe, destinado a bebês prematuros extremos, com até 28 semanas de gestação, e para crianças de até dois anos de vida que apresentem doença pulmonar crônica ou cardiopatia congênita grave. Com a chegada desse novo imunizante, a proteção deve ser ampliada para 300 mil crianças a mais do que o atual protocolo em atividade.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE