segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

UPA Sorriso atende 525 pessoas em 24h; alta ‘solicitação’ de atestados, diz secretário

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Só Notícais/arquivo)

A equipe da UPA Sara Akemi Ichicava realizou mais de 20 atendimentos por hora ontem, somando no total 525 atendimentos em 24 horas. O número é o maior registrado no ano até o momento. Com a alta na demanda, o município voltou abrir o PSF Central em horário noturno, das 18 horas a meia-noite, como apoio da UPA, a princípio a medida segue até o próximo domingo (14).

De acordo com o Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, o aumento na demanda passou a ser observado ainda em março, com picos no mês de abril. Entre os registros, a maioria dos pacientes que procuram a Unidade apresentam sintomas respiratórios, casos de diarreia e solicitação de atestado médico – esta última situação é recorrente às segundas-feiras, segundo o relatório da equipe clínica. “Infelizmente, toda segunda e ontem era segunda, a situação da procura pela UPA para solicitar atestado se repete, a equipe clínica entende que atestado não é situação de urgência/emergência que é ponto central do atendimento de uma UPA”, disse o secretário, através da assessoria.

Segundo o secretário, atendimentos de alta complexidade exigem mais tempo e dedicação de toda a equipe, o que faz com que as situações de baixa complexidade acabam tendo que aguardar mais tempo para ser atendidas. E para evitar filas e esperas, a recomendação da equipe da saúde é que quem apresenta quadros como de sintomas gripais leves ou trocas de curativos procure o PSF (Programa de Saúde da Família) mais perto de onde reside para agilizar o seu próprio atendimento.

Conforme a prefeitura, a alta procura também é registrada nas Upinhas do Santa Clara e do Novos Campos. Desde março houve aumento pela procura, com maior alta em abril. Em janeiro, por exemplo, segundo a prefeitura, a Upinha da Zona Leste registrou 1.923 atendimentos; em fevereiro 2.710; março 3.087 e a parcial de abril chega a 926. Já no Santa Clara foram 589 em janeiro; 746 em fevereiro; 878 em março e 337 nesse começo de abril. O registro também se dá nos PSFs: em todos aumentou a procura e a queixa por sintomas respiratórios.

“Diante do quadro, aproveitamos para lembrar que temos a vacina da gripe em todas as Salas de Vacina dos PSFs e também na Sala Descentralizada de Vacinas que fica aberta das 7 da manhã às 7 da noite, indicamos que os grupos prioritários procurem as unidades”, pontua. Confira aqui os grupos prioritários.

O gestor frisa que hoje o Município conta com 100% de cobertura de UBSs. Unidades como a Jandira Pereira Soares Gomes, do Rota do Sol; do Mário Raiter; Fraternidade e a Anézia Biazin, do Pinheiros 3, contam com dois médicos atendendo em cada turno.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...

Tamanduá resgatada durante queimada no Pantanal inicia processo para voltar à natureza; assista

Uma tamanduá-bandeira fêmea resgatada em Poconé durante os incêndios...
PUBLICIDADE