A secretaria de Saúde e Saneamento informou que a Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava (UPA), registrou aproximadamente 120 mil atendimentos. O pico foi nos meses de março e abril, quando houve grande registro de casos respiratórios.
O balanço aponta que entre todas as situações, inclusive com casos de internações e de urgência foram 118.716 atendimentos no período. Ainda, segundo o Sistema de Regulação, 987 pacientes foram cadastrados no sistema; sendo, 119 de outros municípios. Esses dados firam contabilizados entre 16 de fevereiro a 27 de dezembro. Já o número de internados também bateu recorde com quase mil pacientes Dos internador, 446 precisaram ser encaminhados para outros hospitais regionais.
Segundo o secretário, Luís Fábio Marchioro, os atendimentos tiveram aumento devido a doenças sazonais, como a gripe, por exemplo, “tivemos dois meses com a UPA praticamente lotada diariamente, e esse aumento se remete ao surto da gripe que atingiu maior parte da população em todo o país, mesmo assim, conseguimos realizar atendimentos de qualidade e entrega de medicamentos gratuitos através da Farmácia Cidadã, que funcionou 24 horas”, ressaltou.
O secretário destaca que em 2024, o município entregará à população mais duas unidades de saúde, dos bairros Jardim Aurora e Morada do Bosque, o que irá desafogar os atendimentos na região central, com destaque também para a Upa que está em processo de ampliação e remodelação para atender o dobro da capacidade em 2024.