A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sara Akemi Ichicava foi totalmente reestruturada e ganhou mais 83 metros quadrados de área construída. O espaço da recepção foi ampliado para melhor atender a população e uma nova sala administrativa foi edificada.
O investimento, superior a R$ 260 mil, inclui ainda a reforma total do prédio, além da parte elétrica e o sistema de esgoto predial que foi todo refeito. Parte da reforma foi feita com a verba que antes seria destinada à organização e realização do carnaval de rua.
“Quando decidimos cancelar o carnaval e investir o dinheiro na saúde, logo pensamos na UPA, pois o local não oferecia condições dignas à população, nem aos servidores que aqui trabalhavam. A recepção não acomodava todos que aqui buscavam atendimento. Hoje estou feliz em entregar este local que está 100% em conformidade com as exigências do Ministério da Saúde”, ressaltou o prefeito Dilceu Rossato.
A UPA realizada aproximadamente nove mil atendimentos por mês. Atualmente, 21 médicos atendem na unidade, dez enfermeiros, 30 técnicos de enfermagem, uma assistente social, cinco técnicos em raio-x, além de uma equipe administrativa composta por quatro recepcionistas, nove servidores de limpeza e higienização, cinco motoristas, administrativo geral, coordenador de enfermagem e um diretor técnico-médico.
“Hoje temos orgulho em dizer que temos um percentual de resolutividade da UPA de 94%. Somente no mês de agosto, encaminhamos 395 pacientes ao Hospital Regional, realizamos 1.211 exames de raio X e 59 eletrocardiograma de urgência. Gostaria de agradecer todo o investimento dado à saúde. Hoje temos uma Unidade porte I, mas com toda essa estrutura e pela equipe de profissionais que temos, poderíamos ser porte II”, afirmou a secretária de Saúde e Saneamento, Ivana Mara Mattos Mello.