O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, alerta para a baixa nos estoques de bolsas de sangue dos tipos O- e A-. A sede da unidade está localizada em Cuiabá, na rua 13 de Junho, 1055, Centro Sul, e a coleta de sangue é feita regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa para o almoço.
O diretor da unidade, Fernando Henrique Modolo, reforça a importância de iniciar o ano com um gesto de solidariedade: a doação de sangue. “Convidamos a comunidade a colaborar com nossos estoques, que precisam de todos os tipos sanguíneos, com atenção especial aos tipos O- e A-”, destacou.
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada: o doador deve estar bem alimentado para poder efetuar a doação e não pode estar em jejum.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou do responsável legal para fazer a doação.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações; já as mulheres são limitadas a três doações anuais, respeitando o intervalo de três meses. São coletados até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
Em Sinop, pode ser doado através da Unidade de Coleta em anexo ao hospital regional.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


