Saúde

Unicef reforça parceria com o Governo de Mato Grosso

O Governo do Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo, em parceria com o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), o Programa Família Brasileira Fortalecida. Para tratar de ações que visam a continuidade do programa, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Antônio Augusto de Carvalho, recebeu, na última sexta-feira (04.11), a visita técnica da consultora do Unicef, Ângela Maricondi, que veio a Mato Grosso reforçar parceria. “O programa trabalha e fortalece as famílias de forma resolutiva correspondendo às maiorias das necessidades de atenção básica e também capacitando profissionais que atuam nas áreas de Saúde, Educação e Ação Social, propiciando, inclusive, a inclusão social”, explicou Antônio Augusto.

De acordo com Ângela Maricondi, o programa é desenvolvido por meio do kit Família Brasileira Fortalecida, que contém cinco álbuns que explicam os cuidados necessários para as crianças desde a gestação até os seis primeiros anos de vida. Os álbuns abordam os temas: Pré-Natal, parto e pós-parto, O primeiro mês de vida, A criança do segundo ao décimo segundo mês, A criança de um a três anos, e A criança de quatro a seis anos. “O objetivo é assegurar os direitos das crianças na primeira infância como saúde, educação e assistência social para garantir uma rede de cuidados integrais e de qualidade”, comentou a consultora.

O Unicef atua segundo dois eixos: a sensibilização e a capacitação das famílias, a fim de ajudar a fortalecer suas competências, e a mobilização e capacitação dos órgãos governamentais a fim de melhorar e aumentar os serviços para a faixa etária que vai de um a três anos. Conforme a técnica da Assessoria de Educação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Alaíde Alencar Taques Siqueira, as competências familiares se referem a conhecimentos, comportamentos, práticas e habilidades que independem da condição sócio-econômica de cada família, uma vez que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Em Mato Grosso, o programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde e Unicef, em parceria com Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) – Associação Cuiabá, desde 2004. O Estado já recebeu do Unicef 532 kits do programa, que atualmente é desenvolvido em 58 municípios mato-grossenses. “A intenção da Saúde é levar o programa para todos os municípios mato-grossenses”, disse Alaíde Taques.

Alaíde Gomes informou que, no segundo eixo do programa, a mobilização e capacitação dos órgãos governamentais a fim de melhorar e aumentar os serviços, já foram capacitados 597 técnicos da Saúde, Educação e Ação Social para que se tornem multiplicadores das informações, inclusive, para as equipes dos Programas da Saúde Família (PSFs). “Nosso objetivo é assegurar às mães gestantes o pré-natal, cuidados necessários durante o parto e pós-parto e às crianças para que elas sejam fisicamente saudáveis, emocionalmente seguras, socialmente competentes, mentalmente abertas e prontas para o aprender”, disse.