PUBLICIDADE

Unicef reforça parceria com o Governo de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Governo do Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo, em parceria com o Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), o Programa Família Brasileira Fortalecida. Para tratar de ações que visam a continuidade do programa, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Antônio Augusto de Carvalho, recebeu, na última sexta-feira (04.11), a visita técnica da consultora do Unicef, Ângela Maricondi, que veio a Mato Grosso reforçar parceria. “O programa trabalha e fortalece as famílias de forma resolutiva correspondendo às maiorias das necessidades de atenção básica e também capacitando profissionais que atuam nas áreas de Saúde, Educação e Ação Social, propiciando, inclusive, a inclusão social”, explicou Antônio Augusto.

De acordo com Ângela Maricondi, o programa é desenvolvido por meio do kit Família Brasileira Fortalecida, que contém cinco álbuns que explicam os cuidados necessários para as crianças desde a gestação até os seis primeiros anos de vida. Os álbuns abordam os temas: Pré-Natal, parto e pós-parto, O primeiro mês de vida, A criança do segundo ao décimo segundo mês, A criança de um a três anos, e A criança de quatro a seis anos. “O objetivo é assegurar os direitos das crianças na primeira infância como saúde, educação e assistência social para garantir uma rede de cuidados integrais e de qualidade”, comentou a consultora.

O Unicef atua segundo dois eixos: a sensibilização e a capacitação das famílias, a fim de ajudar a fortalecer suas competências, e a mobilização e capacitação dos órgãos governamentais a fim de melhorar e aumentar os serviços para a faixa etária que vai de um a três anos. Conforme a técnica da Assessoria de Educação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Alaíde Alencar Taques Siqueira, as competências familiares se referem a conhecimentos, comportamentos, práticas e habilidades que independem da condição sócio-econômica de cada família, uma vez que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Em Mato Grosso, o programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde e Unicef, em parceria com Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (OMEP) – Associação Cuiabá, desde 2004. O Estado já recebeu do Unicef 532 kits do programa, que atualmente é desenvolvido em 58 municípios mato-grossenses. “A intenção da Saúde é levar o programa para todos os municípios mato-grossenses”, disse Alaíde Taques.

Alaíde Gomes informou que, no segundo eixo do programa, a mobilização e capacitação dos órgãos governamentais a fim de melhorar e aumentar os serviços, já foram capacitados 597 técnicos da Saúde, Educação e Ação Social para que se tornem multiplicadores das informações, inclusive, para as equipes dos Programas da Saúde Família (PSFs). “Nosso objetivo é assegurar às mães gestantes o pré-natal, cuidados necessários durante o parto e pós-parto e às crianças para que elas sejam fisicamente saudáveis, emocionalmente seguras, socialmente competentes, mentalmente abertas e prontas para o aprender”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 18 mil doses de vacinas foram aplicadas nas escolas em Mato Grosso

Aproximadamente 18,3 mil vacinas foram aplicadas em 71,5% dos...

Campanha com testes rápidos para hepatite começa amanhã em Nova Mutum

Em alusão ao "Julho Amarelo", mês de conscientização sobre as...

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...
PUBLICIDADE