sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

UCT Sinop atenderá em horário especial no dia do doador voluntário de sangue

PUBLICIDADE

Amanhã é comemorado em todo o país o ‘dia do doador voluntário de sangue’. Por causa da data, as unidades de coleta e transfusão (UCT) de sangue costumam realizar atividades especiais no intuito de chamar a atenção da sociedade sobre a importância de se doar sangue.

A UCT de Sinop atenderá em horário especial. Receberá doares das 08:00 às 17:00h, sem intervalo para o almoço. A expectativa é que cerca de 90 pessoas compareçam na unidade para doar sangue.

Normalmente, a unidade atende cerca de 20 doadores por dia, das 07:00h às 13:00h, sendo uma média de 300 doadores por mês. Só neste ano a unidade recebeu em torno de 3,3 mil doadores. Aproximadamente 15% das bolsas que são colhidas não são utilizadas, pois o doador não está apto à doação.

A unidade, que foi implantada em 2001, atende além dos hospitais e clínicas de Sinop, os municípios de Marcelândia, Alta Floresta, Colíder e Sorriso. Para doar, basta que o voluntário tenha mais de 18 anos e acima de 50 kg. Pessoas que já tiveram tuberculose ou hanseníase não podem doar sangue. Não há necessidade de jejum antes da doação e o voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 24 horas antes. Quem doa sangue ainda tem direito de realizar todos os tipos de exames sanguíneos, gratuitamente, para detecção de possíveis doenças.

Desde de 1964, comemora-se no dia 25 de novembro o dia nacional do doador voluntário de sangue.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE