Saúde

UCT do Hospital Regional de Sorriso faz campanha para coletar sangue

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hospital Regional de Sorriso está realizando campanha de doação de sangue, com objetivo de receber até amanhã, que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, cerca de 200 bolsas. O estoque atual é considerado bom com aproximadamente 120 bolsas, mas com início da Copa do Mundo, as doações são feitas em menor número e pode faltar.

"É importante fazermos essas campanhas estratégicas, porque realmente no período dos jogos diminuem as doações e por isso precisamos coletar antes de que se inicie para que possamos atender as demandas. A saída do sangue é relativa. Tem dia que pode sair duas bolsas, como tem dia que pode sair 22. De qualquer forma,  a nossa demanda fica em torno de 200 bolsas por mês”, disse a coordenadora da unidade, Adriane Spezia, ao Só Notícias.

A UCT fica anexa ao Hospital Regional, na avenida Porto Alegre, no centro. O horário de atendimento é das 07h às 17h. Para doar a pessoa deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato. "É importante estar 12 horas sem ingerir bebida alcoólica e duas horas antes da doação não pode fumar", explicou, a coordenadora.