PUBLICIDADE

Tribunal de Conta notifica Estado para informar número de leitos de UTI pediátrica e neonatal

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Relator das contas da Secretaria de Estado de Saúde (SES) referentes ao exercício deste ano, o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Guilherme Antonio Maluf, notificou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Gomes de Figueiredo, para que, em 15 dias, informe o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e neonatal disponibilizados aos usuários do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso.

Na mesma notificação, o conselheiro recomenda ao secretário a imediata expansão de leitos públicos ou a viabilização de leitos privados, o que for mais rápido, a fim de preservar a vida e o direito fundamental à saúde, dever constitucional do Estado.

A decisão de notificar o secretário de Saúde ocorreu após o conselheiro Maluf tomar conhecimento do óbitos de dois bebês em Sinop, em menos de cinco dias, em decorrência da falta de vagas de UTI na rede pública de saúde. O conselheiro destacou ainda a situação de calamidade pela qual passa a Santa Casa, responsável por parte do atendimento dos pacientes do SUS.

De acordo com a assessoria do TCE, a notificação e o pedido de providências ao secretário estão entre as competências do Tribunal de Contas de Mato Grosso, de exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado e das entidades da Administração Pública.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE