sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Três unidades de Saúde em Sinop começam hoje atender 24 horas moradores com sintomas gripais

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Saúde organizou uma estrutura diferenciada para atender a população que apresentar sintomas gripais. A partir de hoje, funcionarão 24 horas a policlínica do bairro Menino Jesus, a Unidade Covid Primaveras e a Unidade Básica de Saúde, no bairro Maria Vindilina II. O mesmo modelo foi adotado durante o período de recesso, que terminou, ontem.

Já de segunda à sexta-feiras, as UBS’s Ibirapuera, Palmeiras, Primaveras, Sebastião de Matos e Violetas atenderão a população das 7h às 19h, sem intervalos. Os demais postos de Saúde funcionarão 7h às 11h e das 13h às 17h. Além dos casos gripais, as unidades manterão os demais serviços previstos no programa saúde da família.

De acordo com a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, a decisão foi tomada com base no momento atual de aumento nos casos de Influenza, tanto a nível local quanto nacional. A princípio, essa estrutura de atendimento deverá ser mantida este mês. “Vamos avaliando o fluxo de atendimentos e, se necessário, poderemos realizar novos ajustes”, destacou.

Com estas adequações, a Unidade de Pronto Atendimento, na avenida André Maggi, ficará exclusivamente para casos de urgência e emergência não atendendo mais os casos suspeitos de síndrome gripal. “A UPA ficará apenas para urgências e emergências e atendimentos pediátricos. A nossa orientação para população que apresentar sintomas gripais é procurar as demais unidades que estarão abertas e serão referência para o serviço”, explicou Daniela, através da assessoria.

Tanto a Influenza quanto Covid são doenças respiratórias e podem apresentar sintomas semelhantes, como febre, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, por exemplo. Galhardo lembra que a automedicação pode ser prejudicial e mantém a recomendação de que, nos primeiros sintomas, o morador procure uma unidade médica para tratamento adequado.

Para evitar a transmissão de ambas, as orientações de higiene seguem as mesmas: lavar bem as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel; usar máscara; evitar aglomerações; ao tossir e espirrar, cobrir o nariz com um lenço descartável e, sempre que possível, manter o distanciamento social.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinopense tem conta bancária invadida e prejuízo é de R$ 18,1 mil

O homem, de 68 anos, relatou aos investigadores de...

Confirmados shows de Zé Neto e Cristiano, Luan Santana e Hugo e Guilherme na Expolucas

A diretoria da Expolucas confirmou, esta semana, os shows...

Morre cantor Anderson, do Molejo, aos 51 anos

O cantor Anderson Leonaro, do Molejo, faleceu, no final...

Adolescente é flagrado pichando muro de sede do Procon em Nova Mutum

A prefeitura informou, hoje, que um menor foi flagrado...
PUBLICIDADE