PUBLICIDADE

TCE notifica prefeitura de Cuiabá por inconformidades no armazenamento das vacinas contra Covid

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Tribunal de Contas de Estado informou, hoje, no final da manhã, que notificou a prefeitura de Cuiabá para que adote providências para correção de inconformidades detectadas em inspeção realizada no local destinado ao armazenamento das vacinas contra a Covid. Foi fixado o prazo de 72 horas para que os gestores informem se atenderão as recomendações propostas ou para que apresentem as justificativas sobre a impossibilidade ou inviabilidade de atender.

O relator das contas do município, o conselheiro Antônio Joaquim ressaltou, na notificação, que a medida se faz necessária diante da projeção do recebimento de um número maior de vacinas contra a doença, bem como da necessidade de realização de um trabalho em conjunto entre os órgãos públicos para mitigar os riscos e as deficiências no armazenamento e distribuição dos imunobiológicos.

Dentre as recomendações feitas à prefeitura, por meio da nota de fiscalização elaborada pela secretaria de controle externo de Saúde e Meio Ambiente do TCE, está a instalação de alarme sonoro e/ou visual nas câmaras refrigeradas para indicação de porta aberta por tempo maior do que o permitido, conforme preconiza o manual de rede de frio do programa nacional de imunizações.

O Tribunal de Contas recomendou ainda a instalação, nas câmaras refrigeradas, de sistema de discagem automática para números pré-cadastrados em caso de queda ou oscilação na energia elétrica ou quando a temperatura variar fora dos parâmetros pré-estabelecidos para conservação das vacinas. Também foi apontada a necessidade de manutenção corretiva de um dos termômetros externos utilizados para monitoramento da temperatura.

O TCE ainda sugeriu a realização de registro documental de saída e entrada do número de vacinas movimentadas diariamente entre a vigilância epidemiológica e quaisquer locais utilizados para a vacinação, bem como solicitou o envio de informações por parte do município quanto a necessidade, ou não, de ampliação da capacidade de armazenamento dos imunizantes da Covid e das demais campanhas nacionais de vacinação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE