PUBLICIDADE

SUS incorpora novos tratamentos para doenças raras

PUBLICIDADE

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias aprovou novas opções de cuidado para quem sofre de doenças raras no Brasil. Os tratamentos, de acordo com o Ministério da Saúde, devem ser disponibilizados em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do segundo semestre de 2018.

Com as alterações, portadores de Mucopolissacaridoses tipo I e II vão contar com duas novas opções de medicamento: a laronidase e a idursulfase alfa. Para quem sofre de Deficiência de Biotinidase, a novidade é a aprovação de protocolos que orientam a assistência na rede pública. Os protocolos para a Síndrome de Turner e a Hepatite Autoimune também foram atualizados.

Os chamados Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas funcionam como documentos oficiais que estabelecem critérios para diagnóstico; tratamento preconizado, incluindo medicamentos e demais tecnologias; posologias recomendadas; cuidados com a segurança dos doentes; mecanismos de controle clínico; e acompanhamento e verificação de resultados terapêuticos.

Números

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que as doenças raras afetam até 65 pessoas em cada grupo de 100 mil indivíduos, sendo 80% decorrentes de fatores genéticos. No Brasil, cerca de 13 milhões de pessoas são acometidas por esse tipo de enfermidade.

O ministério informou que, desde 2014, o SUS incorporou 19 exames de diagnóstico e 11 medicamentos, além de organizar a rede de assistência a doenças raras no Brasil. O país conta, atualmente, com sete serviços de referência nesse tipo de atendimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: agentes identificam mais de 150 criadouros em mutirão contra a Dengue

A prefeitura informou que, devido às chuvas registradas na...

SUS realiza 300 transplantes com córneas captadas pela Politec de Mato Grosso

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) auxíliou, no...

Hospital estadual realizou mais de 3,8 mil exames de mamografia em MT

O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, realizou 5.613...

Casos de chikungunya sobem 6.539% em Cuiabá e prefeitura anuncia força-tarefa

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena...
PUBLICIDADE