Saúde

Subseção do Conselho Regional Enfermagem inaugura hoje em Sinop

Será inaugurada hoje, em Sinop, a 1ª subseção do COREN (Conselho Regional de Enfermagem) na região Norte. O Coren é hoje um órgão de caráter privado com poderes públicos, que fiscaliza e disciplina o exercício profissional da enfermagem.

Até hoje, os profissionais de enfermagem do Estado podiam se registrar apenas em Cuiabá. Cecília Nogami, responsável pela subseção de Sinop, explicou que o conselho atende a enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e atendentes.

“A instalação em Sinop vai facilitar muito a vida desses profissionais, que não mais precisarão ir a Cuiabá quando precisarem de algum documento. Vai atender profissionais de todos os municípios da região”, explicou. Ela não soube precisar o número de profissionais de enfermagem de Sinop e região, dados que passarão a ser levantados a partir de agora.

A subseção do Coren de Sinop foi instalada no Edifício Cristina, localizado na avenida dos Jacarandás nº 3385, sala 8. A solenidade de inauguração será às 08:00h.

Hoje, o COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) e os CORENs são Entidades paraestatais, isto é, embora dotadas de personalidade jurídica de direito privado, prestam eles atividades de serviço público. Isso significa que possuem encargos de natureza estatal, que lhes foram outorgados para cumprimento de missões de interesse público.

Não mantêm os Conselhos de Enfermagem qualquer vínculo funcional ou hierárquico com os órgãos da Administração Pública e seus empregados são regidos pela legislação trabalhista. Estão autorizados a fixar, cobrar e executar contribuições anuais devidas por pessoas físicas e jurídicas, bem como preços de serviços e multas.