terça-feira, 19/março/2024
PUBLICIDADE

Sorriso terá campanha para ajudar combater câncer em caminhoneiros

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: Só Notícias/arquivo)

A Cirinho Sorrindo de Sorriso – Organização Não Governamental (ONG) – e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vão fazer uma campanha de concretização, prevenção e de combate ao câncer ‘do lado esquerdo’ dos motoristas. As ações estão previstas para ocorrer na BR-163 e na MT-242, no mês de maio. Os caminhoneiros vão passar por coleta de exames de diabetes, aferição da pressão arterial e receberão orientações sobre a importância do uso do protetor solar.

“Esse projeto está sendo instituído agora no Brasil, que é o câncer do lado esquerdo do motorista. Ele é determinado pelo Ministério da Saúde sobre o sintoma do motorista profissional, que atinge seu lado esquerdo devido ao tempo de exposição ao sol. Dessa forma, causa câncer de pele no queixo, ouvido, mão e braço”, disse  a presidente da ONG, Carla Pianesso, ao Só Notícias.

O câncer de pele em motoristas vem crescendo nos últimos anos. De acordo com informações da Academia de Dermatologia, 53% dos casos de câncer ocorreram do lado esquerdo do corpo, e quase dois terços (64%) deles, em homens.

Os homens passam de 3 ou mais horas por semana dirigindo, enquanto que as mulheres passam em torno de uma hora por semana. Os homens passam 91% do tempo em que estão no carro no assento do motorista e passam uma quantidade considerável de horas dirigindo com as janelas abertas.

A Cirinho Sorrindo  foi criada após falecimento do irmão de Pianesso, Ciro José da Silva, de 34 anos, em 2016, em decorrência de um câncer agressivo que iniciou nos testículos que virou metástase pela demora do diagnóstico. Ele era ex-piloto de motocross e empresário.

Atualmente, a instituição auxilia pacientes acometidos com neoplasia maligna e seus familiares no combate ao câncer oferecendo ajuda e apoio durante o tratamento. A ONG é sem fins lucrativos, por isso, aceita receber doações de cestas básicas, remédios, apoio profissional e recursos financeiros.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MT Hemocentro está a procura de doadores com sangue raro

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de...

Hospital Santa Casa realiza mutirão de cirurgias pediátricas em Cuiabá

O Hospital Estadual Santa Casa, unidade mantida pela secretaria...

Juara contratará serviços de clínica geral para otimizar atenção primária e especializada

A prefeitura realizará procedimento licitatório, dia 22, tendo como...
PUBLICIDADE