Saúde

Sorriso tem queda no número de casos de covid

Nos últimos sete dias, Sorriso registrou apenas nove novos casos de covid-19. Os números ficam bem abaixo do ápice registrado entre os dias entre os dias 28 de janeiro a 3 de fevereiro, quando 1.523 pessoas haviam testado positivo. O boletim epidemiológico também é animador: são três casos ativos e nenhuma internação.

Contudo, o secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, destaca que ainda é necessário manter a atenção e os cuidados básicos como o não compartilhamento de materiais como copos, bombas de chimarrão e manter o uso do álcool 70º. Além de buscar a imunização e completar o esquema vacinal.

Hoje, 157.498 doses de imunizantes já foram aplicadas na população com cinco anos ou mais. “Além da eficácia da vacina, contamos com o apoio da nossa população que foi fundamental para frear a onda de contágio”, diz o gestor ao lembrar que o Município oferta diariamente doses pediátricas, 1ª, 2ª, dose de reforço e também a 4ª dose para pacientes imunossuprimidos e idosos com 80 anos ou mais.

“Estamos respirando com mais alívio; mas precisamos ter consciência de que esse vírus não irá embora e de que precisamos aprender a conviver com ele”, pontua Luís Fábio.

O imunizante – todas doses, isto é, 1ª, 2ª, dose de reforço e também a 4ª dose para pacientes imunossuprimidos e idosos acima de 80 anos é aplicado de segunda a sexta-feira no PSF do Jardim Europa e no PSF Nova Integração, no Novos Campos, das 7h30 às 11 horas pela manhã e à tarde das 13h30 às 16h30. Além disso, todos os PSFs têm imunizantes para aplicação da primeira dose para maiores de 18 anos.

Já as salas de vacina dos PSFs São Domingos e Jardim Primavera estão dedicadas exclusivamente à imunização do público infantil, de 5 a 11 anos. Não há necessidade de agendamento, basta levar a criança ao local. Independente da dose ou da faixa etária, é necessário apresentar o CPF para a imunização.

Redação Só Notícias (foto: assessoria)