domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso tem queda nas notificações de dengue mas índice de infestação é preocupante

PUBLICIDADE

O município teve redução no número de notificações da doença no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do de 2014. Foram 87 ante 109, queda de 20% .Mês passado foi o recordista, com 43 notificações, sendo 13 confirmadas.

Mas a secretaria de Saúde pretende avançar mais e continua fazendo trabalho de inspeção nos bairros e área central para evitar focos do mosquito transmissor da doença. O índice larvário ainda é alto. De acordo com o último levantamento, em 5,1% dos imóveis analisados foram encontradas larvas do mosquito. O aceitável pelo Ministério da Saúde é um índice de até 1%. Ou seja, enquanto parte da população colabora com no combate à dengue, muitos profissionais do Departamento de Vigilância Ambiental vêm enfrentando dificuldades para realizar seu trabalho.

Ainda há ainda muita resistência de moradores a permitir a visita dos agentes de combate a endemias. “Precisamos que a população trate toda a ação de combate à dengue com muita seriedade, pois é uma doença grave, que pode inclusive levar à morte”, explica a vigilante de Endemias Maria Rosa Alves.

A assessoria reforça que, permitir a entrada para que os agentes inspecionem o local e já eliminem qualquer possível foco,  evita não apenas a dengue, mas também a Chikungunya, outra doença transmitida pelo mesmo mosquito e com sintomas mais intensos que a dengue.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE