Saúde

Sorriso tem queda de 30% no número de casos ativos da Covid em 7 dias

A 15ª semana epidemiológica de monitoramento da Covid foi concluída hoje e a secretaria de Saúde e Saneamento detalhou que ocorreu uma queda considerável de 30,5% no número de casos, com 237 pessoas testando positivas. Na semana anterior, havia sido 341 casos positivos.

Na 1ª semana epidemiológica deste ano, foram 373 casos ativos. Na segunda, 392, o maior número que havia sido registrado até então. Na terceira, ocorreram 379. Em seguida, os registros apontam uma queda, na quarta-feira semana foram 345 casos.

Na quinta semana foram 321, sexta 267, sétima 258 e na oitava 191. Na sequência, entrando na nona semana, houve um aumento chegando a 313 pessoas com vírus. Na décima semana, foram 401 novos infectados; chegando a 456 na 11ª semana. Na 12ª, foram 320 notificações, subindo para 353 ocorrências na 13ª; com 341 na semana passada e 237 novos casos neste ciclo.

O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, considera que é necessário dar continuidade aos cuidados essenciais como o uso de máscara, álcool 70% e do distanciamento social para que o número de ativos continue diminuindo. “Mais do que nunca precisamos ser conscientes e fazer uso das medidas básicas; evitar as aglomerações e festas clandestinas. Precisamos respeitar a nossa vida e a vida do outro”.

O gestor faz questão de lembrar que o medicamento mais eficaz ainda é a prevenção para evitar o contágio. “Dispor de UTI, de leitos clínicos, equipes e medicamentos é uma retaguarda que precisamos ter e que respiramos com alívio por ter os profissionais com quem contar e estrutura física; mas precisamos continuar com as práticas protetivas para evitar que o sistema entre em colapso”.

A recomendação para quem sentir sintomas, isto é, qualquer sintoma que possa estar relacionado a Covid é procurar atendimento imediato. Tanto o hospital quanto a UPA ficam abertos 24 horas. O PSF Nova Integração, localizado na Zona Leste, também está atendendo no período noturno. E há ainda as Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para atendimento e encaminhamento.

No caso da necessidade de medicação, os pacientes podem retirar nas três farmácias cidadãs da área urbana – a Farmácia Cidadã Central 24 Horas, a do Bela Vista e a da zona leste e nas duas dos distritos – Primavera e Boa Esperança, somente é necessário que o paciente apresente receita do Sistema Único de Saúde (SUS).

Redação Só Notícias (foto: assessoria)