A secretaria de Saúde de Sorriso confirmou ao Só Notícias que neste ano, até o momento, foram notificados 51 novos casos de HIV, sendo 34 em homens e 17 em mulheres, nove delas gestantes. No ano passado, houve 57 casos, sendo 43 em homens e 14 em mulheres, cinco delas gestantes. O levantamento é feito todo ano no Dezembro Vermelho, mês de conscientização contra HIV e doenças sexualmente transmissíveis.
Hoje, o município atende 610 pacientes positivos para HIV, 36 pacientes em uso regular de medicamentos da profilaxia pré-exposição – PREP, 316 pacientes com hepatite B e 33 com hepatite C.
Há 12 anos, o município não tem registro de casos de transmissão vertical, de mãe para filho, de HIV, informou a secretaria. Por isso, recebeu o selo prata pela eliminação vertical da doença e o selo prata de boas práticas pelo tratamento da sífilis. Os selos foram oficialmente entregues em Brasília, pela equipe do Ministério da Saúde, ao secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, na última sexta-feira (29). Por trás desse selo existe uma rede de colaboração entre os serviços municipais, hospitais públicos, particulares, laboratórios de exames, medicamentos disponíveis, existe muita gente trabalhando para ofertar saúde e qualidade de vida”, comentou o secretário.
Conforme Só Notícias informou, em Sinop foram 142 novos casos. Já em Lucas do Rio Verde, houve registro de 41 novos casos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.