Saúde

Sorriso sediará fórum que vai discutir ‘Pacto Pela Saúde’ no Nortão

O ‘pacto pela saúde’ será discutido em um fórum regional em Sorriso entre os dias 07 a 09 de agosto e irá reunir um total de 32 municípios das regiões de Alta Floresta, Colíder, Peixoto de Azevedo e Sinop. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) será o primeiro de um ciclo de fóruns regionais realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Conselhos Estadual de Saúde (CES) e de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Esses fóruns visam fortalecimento e qualificação da gestão regionalizada do SUS em Mato Grosso.

A coordenadora do Grupo Técnico de Implementação e Operacionalização do Pacto Pela Saúde em Mato Grosso, Norma Fátima de Figueiredo Fernandes, disse que o objetivo é apresentar aos municípios o Pacto Pela Saúde e o que ele pretende mudar no Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão discutidas medidas para o fortalecimento das Comissões Intergestoras Bipartites (CIBs) e a importância dos Conselhos Municipais de Saúde no processo de renovação do SUS.

Além dos Escritórios Regionais de Saúde estão sendo convidados para o evento, secretários municipais de Saúde, conselheiros de Conselhos Municipais de Saúde, representantes da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), prefeitos e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MP) e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e de Enfermagem (Coren).