O município recebeu avanços tecnológicos em prol da melhoria nos atendimentos à população, por meio do aplicativo de telemedicina, que está em execução desde julho. Segundo o secretário de Saúde Vânio Jordani, que o foco é a atenção primária aos pacientes, o programa é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina. “O Telemedicina visa incluir a população ao sistema, tornando o acesso mais fácil e democrático.”
“Ele atende por um consultório virtual, e pode ser acessado pelo aplicativo, que ainda não está no Play e Apple store, mas pode ser acessado via link. Fizemos capacitações dos agentes de saúde comunitários, e eles acabaram replicando essa informação dentro da comunidade do Rota do Sol, para que as pessoas consigam acessar o serviço.”
Conforme o coordenador do Centro de Inovação e Transformação Digital da Saúde de Sorriso (Cits), Valdelírio Venutes, este é se trata de um consultório de atendimento primário, no qual o paciente passará por uma triagem, com a equipe que fará escuta qualificada e, se necessário o encaminhamento ao médico. “O médico vai fazer por si o seu atendimento, prescrição de medicamentos, orientação e emitir receita e atestado pelo aplicativo.” A previsão até o final do mês o aplicativo esteja disponível nas plataformas.
“Até o presente momento, nós temos 738 tele triagens, dessas 490 viraram consultas. O consultório virtual é um dos serviços que a gente oferece, para além da tele assistências, nós vamos oferecer consultas especializadas, acredito até a segunda quinzena. Outro serviço é o tele diagnóstico, onde fazemos eletrocardiogramas, mais de 800 eletrocardiogramas desde o início do projeto, totalizando 882 exames, todos com laudo de cardiologia. Além da inovação, a gente facilita o acesso da população ao exame, que não precisa mais ir para a regulação, nem agendar exame, ele faz isso direto na unidade de saúde, em menos de 2 minutos recebe o resultado no celular.”
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.