PUBLICIDADE

Sorriso: secretário aponta avanços na saúde com implantação do telemedicina

PUBLICIDADE
Só Notícias/Ana Dhein com Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

O município recebeu avanços tecnológicos em prol da melhoria nos atendimentos à população, por meio do aplicativo de telemedicina, que está em execução desde julho. Segundo o secretário de Saúde Vânio Jordani, que o foco é a atenção primária aos pacientes, o programa é uma realização da Universidade Federal de Santa Catarina. “O Telemedicina visa incluir a população ao sistema, tornando o acesso mais fácil e democrático.”

“Ele atende por um consultório virtual, e pode ser acessado pelo aplicativo, que ainda não está no Play e Apple store, mas pode ser acessado via link. Fizemos capacitações dos agentes de saúde comunitários, e eles acabaram replicando essa informação dentro da comunidade do Rota do Sol, para que as pessoas consigam acessar o serviço.”

Conforme o coordenador do Centro de Inovação e Transformação Digital da Saúde de Sorriso (Cits), Valdelírio Venutes, este é se trata de um consultório de atendimento primário, no qual o paciente passará por uma triagem, com a equipe que fará escuta qualificada e, se necessário o encaminhamento ao médico. “O médico vai fazer por si o seu atendimento, prescrição de medicamentos, orientação e emitir receita e atestado pelo aplicativo.” A previsão até o final do mês o aplicativo esteja disponível nas plataformas.

“Até o presente momento, nós temos 738 tele triagens, dessas 490 viraram consultas. O consultório virtual é um dos serviços que a gente oferece, para além da tele assistências, nós vamos oferecer consultas especializadas, acredito até a segunda quinzena. Outro serviço é o tele diagnóstico, onde fazemos eletrocardiogramas, mais de 800 eletrocardiogramas desde o início do projeto, totalizando 882 exames, todos com laudo de cardiologia. Além da inovação, a gente facilita o acesso da população ao exame, que não precisa mais ir para a regulação, nem agendar exame, ele faz isso direto na unidade de saúde, em menos de 2 minutos recebe o resultado no celular.”

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vigilância aponta que ácaros de pássaros foram responsáveis por casos de lesões em moradores de Lucas

O ácaro Ornithonyssus sylviarum foi confirmado pela Vigilância Estadual...

Município do Nortão é o único do país em situação de seca extrema

Enquanto o cenário de seca apresenta uma redução geral...

Justiça manda a júri acusado de matar sinopense carbonizado no Nortão

A Justiça determinou a submissão a júri popular do...

Secretaria entregará este mês de 2 mil livros para detentos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação informou que vai entregar...
PUBLICIDADE