sexta-feira, 13/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Sorriso registrou 65 casos de AIDS desde o ano passado

PUBLICIDADE

Desde 2005, Sorriso teve 65 casos positivos de AIDS entregues pelo CTA -Centro de Testagem e Aconselhamento e 52 estão em acompanhamento permanente com a equipe multidisciplinar composta por médico, psicóloga e enfermeira. A Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso está fazendo um alerta para que todas as pessoas com dúvidas sobre se estão ou não infectadas pelo HIV, ou que se expuseram a situações de risco de infecção, realizem o teste sorológico anti-HIV. A AIDS foi identificada pela primeira vez no Brasil em 1982.

No ano passado a doença matou 3 milhões de pessoas em todo o país – mais de 8.000 por dia, e a doença hoje infecta 39 milhões. Em Sorriso, os exames são feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento, que funciona no Centro de Especialidades Médicas. O exame é gratuito e confidencial. O CTA tem como objetivo realizar aconselhamento em pré e pós teste para HIV e hepatites virais, além de exames laboratoriais necessários, distribuição de medicamentos, trabalhos de orientação e prevenção a DST/AIDS nas escolas, empresas e bares.

Outra doença diagnosticada pelo CTA são as hepatites virais. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que existam 3 milhões de pessoas infectadas pelo vírus da hepatite C (VHC). A estimativa é que do total de infectados quase 80% não sabem da infecção, e entre os que descobriram, mais de 40% não imaginam como contraíram a enfermidade, que pode ser transmitida através da transfusão de sangue, injeção não descartável, navalhas, alicates de unha, tatuagem, piercing, escova de dente e cortadores de barba compartilhados. A manifestação da hepatite C pode demorar de 20 a 30 anos e, quando isso ocorre, a maioria já está próximo da cirrose ou do câncer de fígado. Por isso, é tão importante o diagnóstico precoce.

O preconceito e a discriminação, que ainda imperam na sociedade em relação aos portadores de HIV/AIDS, afastam muitas pessoas da possibilidade e dos benefícios de um diagnóstico precoce da infecção, além de, em muitos casos, contribuir para a manutenção da cadeia de transmissão do vírus. Quanto mais cedo uma pessoa ficar sabendo se é portadora do vírus, mais chances ela tem para prevenir o aparecimento de doenças oportunistas, que configuram o quadro de aids.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE