quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Sorriso pode começar na quarta-feira imunização contra a Covid-19, diz prefeito

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba/Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias)

O prefeito Ari Lafin (PSDB) disse, há pouco, em entrevista coletiva, que a expectativa é que o município comece na quarta-feira a vacinação contra a Covid-19. Neste primeiro momento, Mato Grosso recebeu primeiro lote com 65,7 mil doses, mas ainda não se sabe quantas cada cidade receberá. No entanto, os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à pandemia devem ser os primeiros imunizados na capital do Agronegócio.

Hoje à tarde, o prefeito vai à Cuiabá tratar da distribuição das vacinas. “Obviamente é a distribuição de vacinas que estamos acompanhando e vamos fazer que sejam aplicadas o mais rápido possível. Acredito que quarta-feira já devemos estar aplicando algumas doses pelos critérios do Ministério da Saúde”.

Temendo aumento dos casos em razão do grande movimento da cidade em função do começo de safra,  o prefeito também vai cobrar mais leitos de UTIs. “A pauta em Cuiabá também é UTIs, estamos entrando em uma safra e o movimento agora é intenso. Teremos muitos motoristas de fora e precisamos que as 10 UTIs de Sinop sejam retomadas o mais rápido possível. Entendemos que o Hospital Regional de Sorriso pode aumentar o número de UTIs. Nós temos duas, tem equipe, que o aumento seja quatro, oito, não sei. Vamos pedir empenho”.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Fábio Marchioro disse que “temos uma semana que será muito importante no combate a pandemia. Só nestes primeiros dias de 2021, tivemos 3023 atendimento no Hospital de Campanha, também tivemos 915 casos positivos de coronavírus, 68 pessoas internadas e, que, com o trabalho da nossa equipe tivemos poucas internações em UTI. Se Deus quiser, esta semana, o município deve receber a sua quantidade de vacina contra o coronavírus. São 60 mil doses para o Estado, porém, não sabemos quantas para cada município”.

O governador Mauro Mendes participou, esta manhã, no aeroporto de Guarulhos (SP) da solenidade com governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar da distribuição das vacinas contra a Covid-19. A primeira remessa para o Estado será enviada nesta segunda, às 16h. Conforme Só Notícias já informou, o governo de Mato Grosso montou força tarefa para que a vacina chegue aos municípios o mais rápido possível.

O Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação prevê, caso necessário, o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). A secretaria estadual de Saúde ampliar a Rede de Frio Estadual e já viabiliza uma central estadual e mais quatro centrais regionais (Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis), assim como a aquisição de equipamentos de refrigeração e frota adequada para distribuição terrestre. O investimento estimado é de R$ 2,2 milhões.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE