A limpeza geral para evitar mosquito aedes aegyti, transmissor da dengue, começou na semana passada e até ontem alcançou dez bairros, segundo o secretário de Saúde, Edenilson Oliveira. “Estão sendo recolhidos também entulhos, galhos, restos de madeiras, pneus, todos os tipos de lixos secos e que armazene água”, disse, ao Só Notícias. A meta é que, até o final deste mês, o mutirão seja feito em todos os bairros.
Não foi confirmada a quantidade de lixo recolhido até agora. Porém, o secretário esclarece que tudo que é retirado do município é encaminhado para um espaço específico, distante a aproximadamente 3 km do centro. Segundo ele, a população tem colaborado.
Conforme Só Notícias informou, são aproximadamente 180 pessoas envolvidas no mutirão, que conta com o apoio do caminhões da prefeitura. Após o período de recolhimento do lixo, cerca de 23 agentes visitarão as residências fazendo os serviços de vistorias e aplicação de larvicida.
Ano passado, o município encerrou o ano com 300 notificações da doença e 27 confirmações, além de 2,5% no índice de infestação do mosquito.