Cerca de 700 idosos já foram imunizados contra a gripe em apenas três dias de vacinação. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar duas mil pessoas com mais de 60 anos. A campanha contra a gripe prosseguirá até o dia 22.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alzira Mendes Moraes, os idosos que ainda não se imunizaram devem procurar um dos 14 Postos de Saúde da Família – PFS. “Os idosos que ainda tenham dúvidas sobre a vacinação devem procurar orientação médica. A vacina contra gripe não tem custo e não faz mal. A dose diminui o risco de outras doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação”, explicou Alzira.
Os moradores da zona rural de Sorriso serão atendidos conforme o cronograma de vacinação elaborado pela secretaria. No próximo dia 8, a equipe estará, das 14 às 15h30, no Distrito de Primavera.
Dia 9, a vacinação será feita no assentamento Jonas Pinheiro. Das 13h45 às 14h30, na igreja Assembléia de Deus, e das 14h45 às 15h30 no pavilhão da comunidade. No dia 14 será a vez dos idosos das comunidades Navegantes, das 8 às 9 horas, e Tropical, das 9h30 às 10h30 se imunizarem contra a gripe.
Os moradores do Casulo receberão a vacina no dia 15, das 8 às 9 horas. No dia 16, a equipe da Secretaria de Saúde estará, das 8 às 9 horas, no pavilhão da comunidade Pontal do Verde, e no dia 19, também das 8 às 9 horas, no Barreiro. A vacinação na zona rural será encerrada no dia 20, quando os moradores da comunidade Entre Rios serão imunizados, na escola da localidade, das 8 às 9 horas.
A vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos, leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.