Saúde

Sorriso já aplicou mais de 87% das vacinas recebidas contra Covid

Sorriso já recebeu 12.332 doses da vacina contra Covid e aplicou 10.806 (87,6% do recebido). Desse total, 7.031 moradores receberam a primeira dose e 3.775 a segunda, passando pelo processo completo de imunização. Somente ontem, no Hospital de Campanha foram realizadas 115 consultas médicas e feito a coleta de 104. Os dados estão no  Sistema Único de Saúde (SUS), que foi atualizado, esta manhã.

De acordo com informações da assessoria da prefeitura de Sorriso, hoje serão aplicadas as primeiras doses em profissionais da saúde. O secretário municipal de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, detalhou que as imunizações segue a ordem decrescente de idade, dos mais velhos para os mais novos, como foi feito no caso dos idosos. O gestor ainda pontuou que o desejo é imunizar toda a população acima de 18 anos. “Mas, infelizmente não estamos recebendo doses para isso. Já aderimos ao Consórcio de Municípios que busca a compra própria, porém, por enquanto os laboratórios estão comprometidos em entregar o imunizante ao Ministério da Saúde”.  

Marchioro  emendou que “semanalmente temos recebido notas técnicas do Ministério da Saúde incluindo novos grupos como prioridade, porém, não há o envio de doses para atender imediatamente todos; ao mesmo tempo, também recebemos pedidos de inclusão de novos grupos por parte dos representantes da sociedade, porém não temos doses”. 

O secretário destaca que Sorriso vem seguindo à risca o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. “Pedimos empatia à população, queremos imunizar todos. Mas nesse momento está fora do nosso alcance, por isso reforçando a necessidade da intensificação das medidas protetivas como o uso de máscara, do álcool 70, a higienização constante das mãos e o fim das aglomerações e festas clandestinas”.

Redação Só Notícias