Hoje é o dia mundial de combate a tuberculose. Em Sorriso, as Unidades de Saúde da Família já começaram as atividades de sensibilização com grupos prioritários, orientando sobre a prevenção da doença e a importância da manutenção do tratamento para a cura. Na cidade, foram confirmados 17 casos ano passado e neste ano, foram 4. Trata-se de uma doença infecciosa e transmissível, que afeta os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.“Os principais sintomas da doença são, a tosse, que pode ser seca inicialmente e depois produtiva, que pode estar na presença de sangue a secreção. Febre principalmente no final da tarde, suores noturnos, perda de peso. Algumas pessoas ainda apresentam dor torácica e as vezes falta de ar”, explicou a pneumologista Simone Oliveira.
Para prevenir a pneumologista orienta que “alguns cuidados como no ambiente em que a pessoa mora, precisa ser um ambiente arejado, limpo, com boas condições de saneamento, sem aglomerado de muitas pessoas, além da vacina BCG que é feita ainda na maternidade, para os recém nascidos.”
A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos desde que a pessoa seja sensível aos medicamentos antituberculose, que sejam obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa (associação medicamentosa adequada, doses corretas e uso por tempo suficiente) e que haja a adequada operacionalização do tratamento. Além disso o tratamento é gratuito. “A tuberculose é tratada gratuitamente pelo SUS e o tratamento é feito de forma supervisionada. O profissional inicia o tratamento e acompanha. É importante seguir as orientações e não interromper o tratamento. A pessoa pode ser dada como curada após seis meses de tratamento, além da avaliação clínica e dos exames complementares que comprovam a cura da doença”, finalizou a pneumologista.
No Brasil, a tuberculose é sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil novos casos.