terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso fará mais de 400 exames durante Outubro Rosa para zerar fila de mamografia

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

A prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Saúde e Saneamento, fará neste mês 412 exames de mamografia. Com isso, sobe para 1.865 o número de exames agendados pelo município de janeiro a outubro deste ano, zerando a fila de espera.

“Sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento do possível câncer de mama. Entendemos como essa doença fragiliza principalmente as mulheres, por isso a prefeitura adquiriu, com recursos próprios, esse exame de alta complexidade que é de responsabilidade do Estado, para atender nossos moradores e evitar que fiquem anos na fila. Quem precisar fazer o exame deve procurar sua unidade de saúde”, afirmou o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, por meio da assessoria.

Dados da Central de Regulação apontam que de janeiro a setembro, várias mulheres não compareceram para realizar os exames.

“Infelizmente temos hoje cerca de 16% de faltosos. São pessoas que marcam os exames, não comparecem no dia marcado e não avisam, tirando a vaga de alguém que realmente precisa. Se avisar que por algum motivo não vai conseguir fazer o exame, a regulação consegue encaixar outra pessoa na vaga”, explicou a coordenadora da Central de Regulação, Joelma Goulart.

A Campanha Nacional Outubro Rosa, que teve início no dia 1º e vai até 31 de outubro, com objetivo principal de alertar as mulheres e conscientizar sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Neste período de campanha as Unidades de Saúde da Família (USF) estão intensificando as ações voltadas à saúde da mulher.

“As equipes das Unidades de Saúde da Família desenvolvem, continuamente, a busca ativa das mulheres que são atendidas pelas unidades para realização de exames preventivos de colo de útero e mamografia”, pontuou a coordenadora da atenção básica, Melissa Vilela.

Ainda segundo Melissa, algumas USFs, farão atendimento especial às mulheres em alusão ao Outubro Rosa. “Estaremos com atendimento especial no próximo sábado, onde terá Dia “D” em 14 unidades de saúde, que atenderão das 13h às 18h, com coleta de preventivo e solicitação de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos”.

As unidades que estarão abertas são: São Domingo, Industrial, Jardim Primavera, Benjamim Raiser, Ana Nery, Bela Vista, Jardim Amazonas, Jardim Carolina, São José, Jardim Europa, Central, Nova Aliança, Novos Campos; USF Integração e Distrito de Primavera.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...

Sinop: UBSs terão horários estendidos para exames preventivos nesta quarta

A secretaria de Saúde realiza na próxima quarta-feira (24)...
PUBLICIDADE