sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso e Lucas R. Verde lideram em número de casos de dengue

PUBLICIDADE

Os municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde registraram os maiores números de casos de dengue na região este ano. Balanço do Escritório Regional de Saúde, que coordena ações de saúde pública em 17 municípios da região, obtido por Só Notícias, confirmaram que os dois municípios apresentam os maiores números em casos diagnosticados. Foi feito um registro e acompanhamento mensal de notificações e casos registrados de dengue.

Em Sorriso, até novembro, foram notificados 789 casos, sendo confirmados 511, ou seja, 64% do total. Os meses em que o município registrou o maior número de contaminação foram março, com 295, e em abril 257, todos confirmados.

Com uma população estimada em 27.221 habitantes, Lucas do Rio Verde já notificou 716 casos da doença até o mês de novembro, sendo que desses, 373 confirmados. Os números representam que de cada mil habitantes, 13,7 contraíram a doença.

As intensas ações realizadas nos dois municípios durante o ano todo já estão dando resultado. Desde o mês de agosto, tanto Lucas do Rio Verde como Sorriso, vêm registrando uma queda no número dos casos. De outubro para cá Sorriso não confirmou nenhuma contaminação.

O engenheiro sanitarista de Sorriso Marcelo Antonio de Oliveira, disse ao Só Notícias, que a equipe da Secretaria de Saúde intensificou a campanha nos últimos meses, e não vai parar para recesso. Também enfatizou que com o retorno das atividades da prefeitura e nas escolas, em janeiro, devem realizar trabalhos conjuntos com outras secretarias, principalmente nas escolas.

Em Sinop, a quantidade de casos registrados também aumentou. Até novembro, oficialmente 172 pessoas pegaram a doença. O índice de infestação do mosquito aumentou e a secretaria tem feito sucessivos apelos para os moradores manterem os quintais limpos.

Nessa época em que começam as chuvas, os cuidados devem ser redobrados pela população, já que o acumulo de água se torna propício para a proliferação do mosquito transmissor, Aedes Aegypti. Mesmo os municípios realizando diversas campanhas, a prevenção também deve ser feita pelos moradores.

Entre os principais cuidados estão a limpeza de quintais, evitar acúmulo de água em recipientes como garrafas, pneus, vasos de plantas e latas onde a água possa ficar parada. São locais preferidos para o mosquito Aedes Egytp se reproduzir.

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE