Sorriso deve superar os números do ano passado e vacinar mais de 8 mil animais contra raiva neste ano. A campanha de vacinação anti-rábica será entre 10 de setembro a 10 de novembro, sendo que o dia “D” está marcado para 15 de setembro. Segundo o coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária, Marcelo Oliveira, todos os cães e gatos devem ser vacinados, porque a raiva é uma doença fatal.
Como no ano passado, devem ser instalados mais de 20 pontos de vacinação. Anualmente, realiza-se a campanha de vacinação anti-rábica animal para atingir, em massa, a população animal – alvo da doença em áreas urbana e rural. O Estado orientou os municípios a adotarem a estratégia de vacinação de casa em casa, postos fixos e volantes, podendo a execução ser feita de acordo com as condições locais.
Em caso de contato ou agressão com cães ou gatos com suspeita de raiva, deve-se lavar o local com bastante água e sabão e procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima. Não deve matar o animal e sim deixá-lo preso e em observação durante dez dias, recebendo água e alimentos normalmente, entrando em contato com a Secretaria de Saúde do município.