A concorrência eletrônica, prevista para o dia 17 do mês que vem, definirá a construtora que fará instalações do Centro Oncológico Municipal, contemplando as dependências da avenida Brasil, no Residencial Vila Romana. Com investimento de R$ 1,2 milhão, deve ter 309,10 m² de área construída, contará com consultórios médicos, salas de quimioterapia, salas de pequenos procedimentos, sala de coleta e exames, farmácia, sala de acolhimento, área para apoio psicológico, banheiros acessíveis, recepção, salas administrativas e espaços de apoio técnico, respeitando os padrões técnicos.
Segundo a prefeitura, a unidade especializada deve suprir as necessidades de diagnósticos, cuidados e acompanhamentos de pacientes com câncer na rede pública, proporcionando maior celeridade aos atendimentos e mitigando o agravamento de quadros delicados (crônicos ou paliativos).
Dentre melhorias a curto e longo prazo, o nova estrutura possibilitará a instalação de uma equipe multiprofissional, a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento adequado, bem como a realização de ações de prevenção, rastreamento e educação em saúde voltadas ao câncer.
A gestão avaliou que a ausência de um centro específico “obriga os moradores a se deslocarem para outras cidades, muitas vezes distantes, o que dificulta o tratamento contínuo e humanizado, especialmente entre pacientes em situação de vulnerabilidade social, como idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, conforme descrito no edital.
O prazo de execução das obras foi estimado em 240 dias corridos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


