Com o início do período chuvoso, a preocupação com os casos de dengue no Estado aumentam. Em Sorriso, onde foram confirmados 165 casos de dengue clássica, neste ano, equipes formadas por agentes da Secretaria Municipal de Saúde começam a desenvolver os trabalhos de orientação e coleta de amostras de mosquitos para verificar se há contaminação do vírus, além da atenção para os locais que acumulam água e as bocas-de-lobo.
No município, os trabalhos de combate a dengue estão sendo realizados desde o início do ano, como mutirões de limpeza nos bairros e a aplicação do fumacê, que terminou há cerca de uma semana. “Hoje está bem tolerável porque tivemos problemas há cerca de 40 dias, com vários casos de dengue, até hemorrágica. Com esses trabalhos, com a vinda da vigilância epidemiológica do Estado para o fumacê, tivemos a redução significativa de casos notificados”, explicou o secretário Ednilson de Lima Oliveira.
Ainda segundo o secretário, o índice de 165 confirmações pode ser considerado positivo. “Se compararmos até mesmo com Sinop, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, estamos muito bem, não é o índice desejável porque o índice desejável é dengue zero”, finalizou.
De acordo com o último balanço de dengues divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, foram notificados 38.095 casos de dengue em Mato Grosso. Até agora houve 37 mortes, sendo que 31 foram confirmados e 5 casos estão sob investigação. Entre os municípios que tiveram notificação de óbitos foram Curvelândia (01), Diamantino (01), Jaciara (01), Juara (01), Nova Mutum (01), Rondonópolis (02), Rosário Oeste (02), Sinop (04), Tangará da Serra (02), Tapurah (01).