A aplicação do fumacê tem diminuído consideravelmente o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue no município. A informação é do coordenador de Vigilância Sanitária, Marcelo de Oliveira. “O número de notificações caiu desde dezembro. Já estamos encerrando o 4º ciclo de borrifação do veneno e o trabalho tem mostrado resultados positivos”, destacou ele.
Serão 5 ciclos de aplicações, até dia o próximo dia 10, podendo se estender devido às constantes chuvas. No total, serão 240 litros de inseticida. O veneno, fortíssimo, é utilizado apenas quando há um surto grande de dengue porque algumas pessoas podem sofrer alergias.
O equipamento do fumacê passou a ser usado para aplicação do veneno em todo o perímetro urbano, após o índice de infestação do mosquito transmissor da doença chegar a 5%. Como as larvas e pupas não são atingidas com o fumacê, Marcelo alerta que é indispensável que a população continue eliminando criadouros como garrafas, latas, plásticos, pneus e outros objetos que acumulem água das chuvas. Segundo ele, de janeiro a dezembro, foram confirmados cerca de 300 casos de dengue em Sorriso.