quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: 100 pessoas passam por procedimentos no final de semana para remover pterígio

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Adriano Carneiro)

O 6º Mutirão das Cirurgias dos Olhos inicia neste sábado e serão feitos 20 procedimentos. No domingo estão previstos mais  80, no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME). Há previsão de mais 50 procedimentos no próximo fim de semana. A ação faz parte do Programa Mais Saúde bancada pelo município.

“Atendendo a demanda e a determinação do prefeito, estamos fazendo mais um mutirão dos olhos, desta vez para cirurgias de pterígio. Com esse mutirão, o município já contabiliza cerca de 2.150 procedimentos cirúrgicos de olhos, sendo 1990 só de cataratas e pterígio, A meta determinada pelo prefeito Ari Lafin, é nos aproximarmos o máximo de zerar a fila de cirurgias de Cataratas e Pterígio, e possibilitar a essas pessoas que tem dificuldade de enxergar uma melhor qualidade de vida”, disse, através da assessoria, o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

O Programa Mais Saúde, foi implantado pelo prefeito Ari Lafin, em outubro de 2017 e dentro deste programa está o Visão Para Todos, que deve chegar a dezembro deste ano com mais de 2 mil procedimentos realizados de pterígio e cataratas, e mais de R$ 1,2 milhão em recursos próprios do município investidos em procedimentos cirúrgicos dos olhos.

O pterígio é uma degenerescença da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. Por esta razão, muitas vezes, os doentes referem-se ao pterígio como uma espécie de “carne crescida nos olhos” ou simplesmente, “carne nos olhos” podendo variar desde uma lesão pequena a lesões grandes, agressivas ou fibrovasculares que podem distorcer a topografia da córnea e em casos avançados podem ocluir o centro ótico da córnea.

Quem tem sente sensação de corpo estranho no olho ou de queimadura além de visão turva.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE