PUBLICIDADE

Sorriso: 100 pessoas passam por procedimentos no final de semana para remover pterígio

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Adriano Carneiro)

O 6º Mutirão das Cirurgias dos Olhos inicia neste sábado e serão feitos 20 procedimentos. No domingo estão previstos mais  80, no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME). Há previsão de mais 50 procedimentos no próximo fim de semana. A ação faz parte do Programa Mais Saúde bancada pelo município.

“Atendendo a demanda e a determinação do prefeito, estamos fazendo mais um mutirão dos olhos, desta vez para cirurgias de pterígio. Com esse mutirão, o município já contabiliza cerca de 2.150 procedimentos cirúrgicos de olhos, sendo 1990 só de cataratas e pterígio, A meta determinada pelo prefeito Ari Lafin, é nos aproximarmos o máximo de zerar a fila de cirurgias de Cataratas e Pterígio, e possibilitar a essas pessoas que tem dificuldade de enxergar uma melhor qualidade de vida”, disse, através da assessoria, o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

O Programa Mais Saúde, foi implantado pelo prefeito Ari Lafin, em outubro de 2017 e dentro deste programa está o Visão Para Todos, que deve chegar a dezembro deste ano com mais de 2 mil procedimentos realizados de pterígio e cataratas, e mais de R$ 1,2 milhão em recursos próprios do município investidos em procedimentos cirúrgicos dos olhos.

O pterígio é uma degenerescença da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. Por esta razão, muitas vezes, os doentes referem-se ao pterígio como uma espécie de “carne crescida nos olhos” ou simplesmente, “carne nos olhos” podendo variar desde uma lesão pequena a lesões grandes, agressivas ou fibrovasculares que podem distorcer a topografia da córnea e em casos avançados podem ocluir o centro ótico da córnea.

Quem tem sente sensação de corpo estranho no olho ou de queimadura além de visão turva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...
PUBLICIDADE