Saúde

Sobe para 22 o número de cidades na lista com risco alto para transmitir Covid; 4 no Nortão

A secretaria estadual de Saúde informou, hoje, que 22 municípios estão classificados com risco alto para o coronavírus:  Sorriso, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Tangará da Serra Marcelândia, Cláudia, Confresa, Guiratinga, Itanhangá, Jangada, Juína, Água Boa, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde,  Novo São Joaquim, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste, Sapezal e Vila Rica. No levantamento anterior havia 18 cidades neste patamar de transmissão e, no levantamento de hoje, foram 4 a mais.

Diferente do informado anteriormente, em Só Notícias, nenhum município de Mato Grosso está no risco ‘muito alto’ (considerado o mais grave).

A secretaria também classifica 119 cidades na categoria moderada para a contaminação do Coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco muito alto ou baixo para a Covid.

O método para definir a classificação de risco dos municípios foi aprimorado desde março e não é levado em consideração apenas o número absoluto dos casos dos últimos 14 dias, mas sim a média móvel dos últimos quatorze dias. Assim, o município não sofrerá uma mudança brusca de um boletim para o outro; a cidade ficará na mesma categoria por pelo menos duas semanas, conforme sua média móvel de casos.

Também foi aperfeiçoado o cálculo dos casos acumulados. Antes eram considerados os casos acumulados a partir do dia 1º de dezembro de 2020. Com a nova metodologia, a análise será realizada sempre com base nos casos acumulados dos últimos 90 dias, informa a secretaria.

Atualizada com correção em 9/7 às 09:22h

 

Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)