Idosos com 60 anos ou mais têm até o próximo dia 5, para procurarem as unidades de saúde de Sinop e vacinarem-se contra a gripe. Inicialmente, a Secretaria de Saúde definiu o término das imunizações até a sexta-feira. Entretanto, o prazo foi estendido pelo Ministério da Saúde para que a meta seja alcançada.
Em todo país, estima-se que pelo menos 14,5 milhões receberão as doses. O índice de imunização está superando de anos anteriores, de 70% passou a 80%. Mato Grosso já superou o percentual.
Segundo o Ministério da Saúde, estudos nacionais e internacionais mostram que a vacina contra influenza reduz mais de 50% das doenças relacionadas à gripe nos idosos vacinados e, no mínimo, 32% das hospitalizações por pneumonias. Doses contra difteria, tétano, pneumococo e febre amarela, também devem ser encaminhadas aos Estados e municípios, para fortalecer as ações.
Pelo menos R$150 milhões estão sendo investidos. Só não podem ser vacinados aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.