Saúde

Sinop também fortalece campanha ‘junho vermelho’ para aumentar doadores de sangue

A campanha ‘junho vermelho’, que vai até o final do mês, busca incentivas e fortalecer a conscientização para ações solidárias com doação de sangue para atender pessoas que estão em tratamento de saúde, vítimas de acidentes e demais casos, ajudando a salvar vidas. Segundo o último levantamento realizado pela secretaria de Saúde, entre janeiro e abril, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) recebeu 1,3 mil doadores, com doação de 3,3 mil bolsas de sangue. Uma bolsa de 450 mililitros pode salvar até quatro vidas.

Para ser doador os requisitos são, ter no mínimo 50 quilos, dormir no mínimo 6h na noite anterior, estar alimentado e evitar produtos gordurosos ou doces, além de não ingerir bebidas alcoólicas no mínimo 24h que antecederem a doação.

É necessário ter entre 16 e 69 anos, menores devem ter autorização e serem acompanhados pelos responsáveis. Mulheres podem fazer até três doações por ano, já os homens quatro doações. Todo o procedimento leva o tempo aproximado de 10 minutos.

A Unidade de Coleta e Transfusão é na rua das Amendoeiras, em anexo ao Hospital Regional Jorge de Abreu. Atende de segunda à sexta- feiras, das 7h às 12h. Basta entrar em contato e agendar a doação.

Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)