A próxima semana será marcada por ações que visam a conscientização da comunidade sobre a prevenção, o tratamento e os riscos da tuberculose. Equipes da secretaria estarão reforçando os trabalhos durante a ‘Semana Municipal de Combate à Tuberculose’, que será realizada de 17 a 20 deste mês.
Haverá palestras orientativas nas escolas e Postos de Saúde da Família, mobilização nos bairros através dos agentes de saúde da família, além de uma manifestação na avenida Júlio Campos. A campanha pretende divulgar informações sobre as formas de transmissão, o exame para diagnóstico, o tratamento e as formas de prevenção da doença.
As atividades são coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “O objetivo é chamar a atenção da população”, ressaltou a coordenadora do Programa de combate a hanseníase e tuberculose da SMS, Jussara Wolhmuth.
Estarão envolvidas nessa campanha aproximadamente 250 profissionais da saúde municipal.
Entre os sintomas da tuberculose estão: tosse, febre vespertina, perda de apetite, emagrecimento, suor noturno, cansaço, dor no peito e escarro com ou sem sangue.