PUBLICIDADE

Sinop: secretaria faz pesquisa de controle da malária e leishmaniose na região do Teles Pires

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Centro de Combate às Endemias, iniciou nesta semana a pesquisa de controle dos vetores Flebotomíneos (Transmissores de Leishmanioses), e Anopheles (transmissores da Malária), na praia do cortado e arredores. O trabalho preventivo tem como objetivo identificar e monitorar o local, que vai receber eventos da programação do aniversário de 49 anos de Sinop, em setembro. 

O primeiro levantamento da coleta foi no mês de abril, nos bairros Jardim Botânico, que possui área de mata do Viveiro Municipal, e no e Jardim das Primaveras, que fica ao lado do Parque Florestal. Nos locais foram capturados 165 Anopheles e 11 Flebotomíneos. Já a segunda pesquisa foi realizada em maio na Gleba Mercedes, que faz parte da zona rural de Sinop, onde foram pegos 165 Anopheles e nenhum Flebotomíneo. 

A secretaria informou que por ano são realizadas quatro coletas entomológicas, duas na área urbana e duas na zona rural. Esta é a terceira pesquisa, sendo a segunda na zona rural e a quarta e última que será na cidade, está prevista para acontecer no mês de outubro. A equipe atrai e captura os vetores por meio de armadilhas luminosas e barracas de shannon.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 18 mil doses de vacinas foram aplicadas nas escolas em Mato Grosso

Aproximadamente 18,3 mil vacinas foram aplicadas em 71,5% dos...

Campanha com testes rápidos para hepatite começa amanhã em Nova Mutum

Em alusão ao "Julho Amarelo", mês de conscientização sobre as...

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...
PUBLICIDADE