sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: secretaria faz novo ‘mapeamento’ de infestação do mosquito da dengue; 1,5 mil casos confirmados

PUBLICIDADE
Só Notícias

Os agentes de combate às endemias da secretaria de Saúde estão fazendo o segundo o levantamento rápido de índices para identificar focos do mosquito Aedes Aegypti que transmite dengue, zika e chikungunya. O primeiro, em janeiro, quando foi de  de 7,1%, muito acima do limite de 1% estipulado pelo ministério da Saúde e, em 3 meses foram confirmados 1,5 mil casos de dengue.

O levamento deve ser concluído até sexta-feira, em toda a cidade, “em quadras sorteadas pelo ministério, no sistema amostragem. O agente visita um imóvel e ‘pula’ outros cinco. Então, o agente não entra em todas as casas do bairro”, explicou o coordenador do Centro de Combate às Endemias, Alef Souza.

Os agentes identificaram que pouco mais da metade dos criadouros do mosquito estava em lixos domésticos, de fácil remoção e dentro das próprias residências. “A gente espera a redução do índice, principalmente como resposta do nosso trabalho, que é diário. Estamos trabalhando o ano inteiro, sempre orientando, notificando e multando quando necessário. Também, trabalhando com educação nas escolas”, acrescentou Alef, através da assessoria.

A redução do período chuvoso também é outro fator que pode contribuir com a diminuição do acúmulo de água em lixo, os considerados criadouros.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE