Saúde

Sinop: secretaria de Saúde fará na 6ª caminhada de conscientização contra dengue

A secretaria municipal de Saúde realizará na próxima sexta-feira, um dia “D” de combate à dengue. A mobilização é para orientar e conscientizar a população em relação aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da dengue chikungunya, zika e febre amarela). A caminhada começa na praça da Bíblia, seguindo pela avenida Júlio Campos até a catedral Sagrado Coração de Jesus, a partir das 8h.

Além da caminhada, a secretaria segue realizando o mutirão “todos contra dengue” e o projeto “seja um agente na sua casa”, iniciados simultaneamente em setembro. Até o momento, os agentes de combate às endemias já visitaram 8,2 mil imóveis em 15 dos 20 bairros selecionados para o desenvolvimento do mutirão.

Foram coletadas 3,2 mil amostras de larvas do Aedes, que também transmite o zika vírus e a chikungunya, por exemplo, eliminados 360 focos do mosquito e recolhidos pelo menos 22 caçambas de entulhos e lixos que podem servir de criadouro do mosquito.

De janeiro até outubro houve 5,2 mil notificações de casos de dengue no município, sendo que 1.171 foram confirmados e um que evoluiu para morte.

 

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)