PUBLICIDADE

Sinop: reunião amanhã busca saída para lixo hospitalar

PUBLICIDADE

A prefeitura confirmou para amanhã, às 16h, no Sindicato Rural, reunião com associações e representantes de hospitais, clínicas e farmácias geradoras de resíduos hospitalares. “Vamos explicar a legislação e mostrar as alternativas para a gestão de coleta e destinação desses resíduos com a presença de membros da Sema, Ibama e uma  empresa que trabalha com a coleta desse material”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Rodrigues, acrescentando que é uma ação que integrada com objetivo de regulamentar o gerenciamento desses resíduos no município de Sinop. Nos próximos 20 dias, o lixo hospitalar deve ser colocado em um contêiner e, depois, incinerado. Conforme Só Notícias já informou, após denúncias de moradores que o lixo era enterrado e poderia contaminar o lençol freático, a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) notificou a prefeitura para isolar a área no lixão.

A prefeitura esclareceu que a reunião será ampliada porque define-se como geradores de resíduos de saúde todos os serviços relacionados com atendimento á saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamento; serviços de medicina legal; drogarias e farmácias inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centro de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos, importadores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem; dentre outros similares.

Uma das propostas que será feita é para que os empresários e entidades contratem empresa especializada para dar destinação correta no lixo hospitalar, como já é feito por algumas cidades do Nortão.

Veja vídeo sobre destinação incorreta do lixo hospitalar, feito esta semana, em Sinop

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum vai ampliar procedimentos radiológicos com mais de 17 mil exames

A prefeitura definirá pregão eletrônico, dia 26, para fornecimento...

Casos de dengue caem 13% em Mato Grosso nos últimos 12 meses, aponta ministério

Mato Grosso registra atualmente 35,1 mil casos prováveis de...

Boletim aponta queda no número de casos de chikungunya em Sorriso

A prefeitura de Sorriso divulgou hoje boletim quinzenal de...
PUBLICIDADE