A prefeitura acaba de divulgar nota confirmando um caso de meningite bacteriana contraída por uma criança de quatro anos. Os exames, feitos pela rede municipal de Saúde, indicam a possibilidade de ser do tipo meningocócica. Os médicos que cuidam da criança encaminharam para Cuiabá o pedido para outro tipo de exame, chamado de contra-prova.
Ainda conforme a assessoria, o resultado deve sair amanhã. Toda família da criança foi submetida a uma medicação preventiva, e recebeu orientações sobre higienização da casa e outros cuidados que devem ser seguidos. No ano passado, conforme a Secretaria de Saúde, foram registrados 23 casos da doença, sendo 16 do tipo viral, quatro bacterianas e três não identificadas.
O tipo viral é o mais comum, não existindo vacina para o mesmo. A que oferece maior risco é a bacteriana e a meningocócica, sendo a segunda a única para qual existe vacina.
O ideal para evitar a doença são medidas preventivas como arejar bem os locais permitindo a circulação de vento e entrada do sol, evitar o uso do ar-condicionado e boa alimentação. Na caso da verificação de sintomas como febre, vômito e rigidez da nuca a orientação é procurar um médico para avaliação completa.