PUBLICIDADE

Sinop registra 35 casos de malária; Jardim Primaveras lidera

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de Sinop registrou 35 casos de malária durante todo ano passado. O balanço final apontado, hoje, ao Só Notícias, pela coordenadoria de Vigilância Ambiental, mostra que houve redução de aproximadamente 60% ante 2010, quando foram contabilizados 83.

Ano passado, no Jardim das Primeiras (que fica ao lado do parque florestal) foram confirmados 20 casos, Violetas 5, Parques da Araras 2, Jardim Imperial e Palmeiras 1, e em demais bairros, outros 6. Em 2010, o Jardim das Primaveras também surgiu em primeiro com 53, o Violetas com 12, Jardim das Palmeiras com 4, Camping Club 2, Setor Madeireiro Norte 1, e demais bairros, outros 11.

O coordenador da Vigilância Ambiental, Cesário Alves da Rocha apontou, ao Só Notícias, pelo menos quatro que fatores contribuíram para a redução dos casos. O primeiro, foi a diminuição do fluxo de pessoas que acabavam voltando de viagens a locais propícios, contaminadas. Picadas pelo mosquito transmissor, a doença era passada para outras pessoas.

Outro foi o trabalho da própria secretaria, com a aplicação de larvicida biológico no lago do Parque Florestal (local de habitat natural do mosquito transmissor); a borrifação de produto específico nas casas onde foram confirmados os casos, para que mais pessoas não contraíssem a doença; e também ações em residências, com a coleta de material dos moradores, principalmente em áreas próximas ao habitat do mosquito, para exames de sangue, onde eram constatados se estavam com o protozoário causador da malária.

Cesário confirmou que estes mesmos trabalhos acontecem de forma permanente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 14 mil cirurgias realizadas no hospital regional de Colíder em 5 anos

O Hospital Regional de Colíder, da secretaria estadual de...

Mato Grosso reduziu mortes por hepatite C em 50%, aponta ministério

Mato Grosso reduziu em 50% os óbitos por hepatite...

Nova Mutum define repasse de R$ 250 mil para instituto que cuida de crianças

O poder executivo em Nova Mutum formalizou, ontem, termo...
PUBLICIDADE