A prefeitura de Sinop, por meio do Centro de Endemia, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, realizou o segundo Levantamento de Índice Rápido por Amostragem (LIRAa) entre os dias 4 e 8 do mês passado. Nesta etapa foram inspecionados 1.949 imóveis e capturadas 25 amostras, sendo 10 com a presença de larvas do Aedes Aegypti.
O resultado obtido mostra um índice de 0,5% de infestação do mosquito, ou seja 50% abaixo do preconizado pelo ministério da saúde que é de até 1%. As analises mostram, ainda, uma queda significativa nos números quando comparado com o levantamento realizado em fevereiro deste ano, no qual era de 3,6%.
Esta redução, segundo Cesário Alves, coordenador de Vigilância Ambiental de Sinop, ainda é o reflexo das várias ações realizadas desde o início do ano, como mutirões de limpeza, visitas quinzenalmente nos pontos estratégicos, como borracharias, ferros velhos, oficinas, chapeações, entre outras, além de ações no quadrilátero central em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), tiro de guerra, Corpo de Bombeiro e ACES.
“Os índices continuam favoráveis, resultado do intenso trabalho que está sendo realizado. As ações continuam, mas não podemos baixar a guarda, sempre orientando a população de que o combate ao Aedes, tem que ser todos os dias”, alerta o coordenador, por meio da assessoria.
Além das visitas, distribuição de velas de citronela e campanha educativa, o setor de endemias realizou a aplicação de inseticida com bombas costais em ações de bloqueio e na vistoria de bocas de lobo, eliminando possíveis criadouros do inseto. Novos Liras serão realizados nos meses de agosto e dezembro, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde para quatro levantamentos anuais de acompanhamento.